Agroturismo: cultura e identidade agregando renda no espaço rural
DOI:
https://doi.org/10.21680/2357-8211.2016v4n1ID7682Palavras-chave:
Identidade, cultura, vida rural, agroturismoResumo
O espaço rural brasileiro vem passando por mudanças importantes ao longo das últimas três décadas. Novas atividades econômicas se destacam num cenário que gera significativas transformações sociais e culturais sobre a realidade rural do país, incluso nesse quadro o estado do Espírito Santo, onde sobressai o exemplo do município de Venda Nova do Imigrante, localizado na região centro serrana, dotado de clima ameno, relevo pontuado de serras e com forte influência dos imigrantes italianos que colonizaram a região. A base de sua economia é a agricultura, porém o município vem ganhando notoriedade numa nova atividade: o agroturismo. Essa modalidade de turismo surgiu como uma forma de diversificar e aumentar a renda, além de possibilitar a permanência das famílias no espaço rural, especialmente após o declínio de produções agrícolas tradicionais, como o café. O agroturismo vem se mostrando uma maneira de recuperar e ressaltar os traços culturais típicos; manter a identidade tradicional dos produtores; dinamizar o espaço local; sendo ainda uma forma de inserir os ganhos com as novas atividades na economia urbana. Esse artigo visa discutir e analisar as novas as atividades ligadas ao agroturismo, assim como estas podem contribuir no desenvolvimento da economia rural, mantendo e reativando conhecimentos e heranças culturais que ajudam na manutenção da identidade dos produtores locais, além de pontuar alguns cuidados a serem tomados para que tais atividades não percam seu propósito principal.
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